top of page
Buscar
  • Foto do escritorViviane Chow

As características e a potência dos vinhos da Bulgária

Em meio a península Balcânica, o vinho búlgaro tem influências do clima continental e trazem uma herança de milênios de tradições vitivinícolas em conjunto com suas produções. Mavrud é a uva tinta de casca escura mais cultivada desde os tempos antigos. Ao redor da atual cidade de Plovdiv, na região vinícola da Trácia Ocidental está a maior concentração da variedade devido ao clima ser um pouco mais quente, com solo aluvial profundo e fresco. Recentemente, a casta foi cultivada com sucesso também na região de Rhodope Orienta, Sakar e Melnik. Mavrud é considerada a casta local mais valorizada e respeitada no país.

Em destaque, dois vinhos da Brestovitsa Winery, um produtor especializado em elaborar vinhos de alta qualidade. A vinícola cultiva excelentes uvas colhidas à mão, fermentando de acordo com a tecnologia clássica e maceração prolongada.


Brestovitsa 2018 Blend - Foi elaborado com as castas Mavrud e Merlot, tem corpo médio, taninos macios e final de boca agradável. Traz notas de frutas vermelhas maduras, especiarias e um toque mais picante. Uma boa dica de harmonização é acompanhar com Moussaka, pratos com carne de porco, queijos e embutidos. Este vinho búlgaro clássico chegará em breve no Brasil.


Maximinus Thrax 2013 – Tem uma cor vermelha forte, taninos intensos e encorpado. Um vinho complexo e gastronômico. Recomendo decantar por no mínimo 30 min. Destaco aromas de frutas como cerejas e amoras pretas em compotas com um toque de chocolate amargo. Na enogastronomia combina com cordeiro, carnes e queijos maduros. O nome MAXIMINUS THRAX (173-238) é uma homenagem ao único trácio que passou de voluntário no exército romano a imperador de Roma. Este vinho carrega a história e as tradições dos trácios. Resumindo, uma potência!


3 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page