Admirável a história do Azeite Puro, empresa familiar projetada inicialmente pelo reconhecido empresário José Eugênio Farina, foi fundador do Grupo Todeschini de móveis planejados entre outras ações bem-sucedidas em seu percurso. Foi um grande apreciador de azeites, aos 80 anos conseguiu realizar seu sonho antigo, iniciar sua produção de oliveiras e desenvolver um azeite livre de qualquer mistura, garantindo a qualidade desde a matéria prima até a comercialização. Seu lema era: “Qualidade é a chave para a longevidade dos negócios. ”
O olival do Azeite Puro está localizado em Cachoeira do Sul / RS, onde são cultivados cinco tipos de azeitonas: Arbequina, Arbosana, Picual, Coratina, Frantoio e Koroneiki. A partir dessas variedades são desenvolvidos seus blends e monovarietais com base no formato de produção extravirgem. Atualmente estão disponíveis no mercado 5 rótulos de azeites, cada um com sua peculiaridade singular. São 130 hectares plantados, um projeto que começou pequeno e foi crescendo com excelentes resultados a cada ano. Fruto da união de uma família forte, persistente, unida e que busca o melhor sempre, além de uma equipe eficiente.
Oportunamente participei de uma masterclass, mediada por um dos sócios Rafael Farina, em parceria com a Wine Locals e Mya Wine Bar. Foi realizada uma dinâmica muito interessante, onde algumas curiosidades foram esclarecidas. Por exemplo: diferente do vinho, o azeite é indicado para o consumo um pouco mais rápido, quando fechado dura até vinte e quatro meses e após aberto a recomendação é até dois meses, com o tempo já vai alterando a sua essência. Outra desmistificação: o azeite pode ser usado para cozinhar? Sim, suas propriedades se mantém bem até 220° graus. E prensado a frio quando está destacado na embalagem, o que significa? Todo azeite extravirgem deve ser prensado a frio, esse método controla a temperatura do produto entre 20° a 24° graus para que não sofra alterações químicas nesse estágio da produção. Inclusive é muito importante para manter a qualidade por mais tempo: escolher azeites com garrafas escuras de vidros, manter bem fechado, armazenar em lugares frescos (20° graus ideal) e de preferência mais escuros também.
Nesse brunch descontraído, também foi citado um pouco de suas histórias originais, as variedades mais conhecidas, sobre a dieta mediterrânea, os benefícios do azeite para nossa saúde e a melhor parte foi provar cada azeite combinando com a gastronomia do chef Flávio Miyamura. Foi incrível a experiência proposta pelos profissionais, compartilho algumas fotos nessa edição. Todo o menu degustação foi harmonizado com o espumante versátil Victoria Geisse Extra Brut Vintage, produzido na região de Altos de Pinto Bandeira.
Entre alguns prêmios do Azeite Puro, destaque para o título de melhor azeite de oliva extravirgem do Hemisfério Sul. Mais de 120 marcas de diferentes países participaram e o Azeite Puro conquistou o primeiro lugar no ranking. O concurso Lodo realizado na Itália, é uma das mais reconhecidas premiações do setor no mundo. Além de vencer o concurso, o Azeite Puro agora está presente no Guia Lodo 2023, publicação internacional que reúne os melhores azeites de oliva do mundo.
Para quem adora um bom azeite, experimente o Azeite Puro!
Mais informações:
Site: www.azeitepuro.com.br
Comentarios