top of page
Buscar
  • Foto do escritorViviane Chow

Entre Jambalaya, jazz, vinhos e Louisiana...


Você sabia que Louisiana é considerado o mais francês dos estados americanos? Sua origem com a França tem início desde 1682, quando Sieur Cavelier de La Salle tomou posse de um vasto território em nome do rei francês Luís XIV e o nomeou em homenagem ao rei. A área conhecida como Cajun Country na cidade de Lafayette, representa a capital com maiores influências francesas, em destaque estão os estilos musicais desenvolvidos como o cajun, zydeco e jazz.


Além dos talentos musicais, a região é bastante conhecida por sua gastronomia apimentada e exótica; os dois tipos de cozinha mais populares são o creole e o cajun. O Creole é uma fusão de técnicas culinárias europeias, africanas e caribenhas usando ingredientes da própria Louisiana que se popularizaram em New Orleans no início do século XIX. Já, o Cajun é a culinária dos exilados franco-acadianos do século 18 que se estabeleceram nos pântanos e pradarias do sudoeste da Louisiana.

Outra curiosidade: o estado é bastante conhecido pelos produtos da marca Tabasco, são fabricados pela McIlhenny Company, fundado por Edmund McIlhenny em 1868 em Avery Island, Louisiana. Desde então, a receita para o molho de pimenta vermelha Tabasco Original, foi transmitida de geração em geração. Até hoje, a empresa continua com administração familiar, já na sétima geração, seus produtos estão presentes em 195 países com sucesso. Mensagem exemplar da empresa: “Na McIlhenny Company, vemos um futuro brilhante e cheio de oportunidades. Mas essas oportunidades só são possíveis se formos bons gestores de nossos recursos naturais, para que eles estejam aqui para as gerações vindouras. Como uma empresa que tem quase 150 anos, queremos construir um negócio que seja sustentável nos próximos 150 anos. ”


Enfim, segue a receita do Jambalaya, um prato típico da região, elaborada com carnes variadas, legumes e arroz, cozidos em uma panela única com uma mistura especial de temperos cajun. O prato é tão versátil que permite fazer inúmeras variações, adicionando ou retirando ingredientes. É sugerido selecionar um mix de carnes como frango, linguiça defumada e camarão, mas também pode incluir porco, peru, ou qualquer outra carne conforme o gosto. Lembra um pouco a paella espanhola.




Chef Marê Araújo

Ficou muito bom o prato Jambalaya harmonizado com os vinhos californianos da linha “Everyday”, elaborados na vinícola própria da importadora California Dreaming BR. O Jambalaya ficou uma delícia com o Everyday Pinot Noir Sonoma 2018, vinho muito bem elaborado, aveludado e elegante. Na sequência estava presente na degustação, o premiado Everyday Big Red, vinho produzido com as variedades: Zinfandel (83%), Tempranillo (10%) e Napas variadas (7%). Particularmente, considero que o prato ficou melhor ainda com o Everyday Cabernet Sauvignon Napa, um vinho gastronômico, aromático e complexo. Devido as notas de especiarias como pimenta combinou muito bem com o prato. Experiência inesquecível!


Para recriar, segue a receita da Jambalaya Clássica da Louisiana


Rendimento: 2 porções

Ingredientes:

• 1/2 xícara (chá) de arroz branco

• 1 xícara (chá) de água

• 1 colher (chá) de sal

• 1 colher (sopa) de óleo vegetal

• 200gramas de peito de frango desossado e sem pele, cortado em pedaços pequenos

• 200 gramas de linguiça andouille ou linguiça calabresa, fatiada

• 200 gramas de camarão descascado e limpo

• 1/2 xícara (chá) de cebola picada

• 1/4 xícara (chá) de pimentão verde picado

• 1/4 xícara (chá) de salsão picado

• 2 dentes de alho picados

• 1/2 colher (chá) de tomilho seco

• 1/2 colher (chá) de páprica

• 1/4 colher (chá) de pimenta caiena

• 1/2 xícara (chá) de tomate em cubos enlatado, não escorrido

• 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha


Modo de preparo:

1 - Lave o arroz em água fria e escorra.

2 - Leve a água para ferver em uma panela de tamanho médio em fogo alto.

3 - Adicione o arroz e o sal na panela e mexa uma vez.

Reduza o fogo para baixo e cubra a panela. Deixe o arroz cozinhar em fogo baixo por cerca de 18-20 minutos, ou até que a água tenha sido absorvida e o arroz esteja macio. 4 - Retire a panela do fogo e deixe-a coberta por 5 minutos.

5 - Enquanto o arroz está cozinhando, aqueça o óleo vegetal em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione o frango e a linguiça na frigideira e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por cerca de 5-7 minutos, ou até que estejam dourados em todos os lados.

6 - Adicione a cebola, o pimentão, o salsão, o alho, o tomilho, a páprica e a pimenta caiena na frigideira. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, por cerca de 3-4 minutos, ou até que os vegetais estejam macios.

7 - Misture os tomates em cubos e o caldo de galinha na frigideira. Deixe a mistura ferver e, em seguida, reduza o fogo para baixo e deixe-a cozinhar em fogo baixo por cerca de 10-15 minutos, ou até que o líquido tenha sido absorvido em sua maior parte e o frango esteja cozido.

8 - Adicione o camarão na frigideira e cozinhe por cerca de 2-3 minutos, ou até que eles fiquem rosados e cozidos.

9 - Misture o Jambalaya com o arroz cozido, guarnecido com salsa ou cebolinha


Viagem de sabores

Para experimentar as diversas cenas culinárias da Louisiana, confira as trilhas culinárias da Louisiana - oito viagens com foco em comida em diferentes regiões do estado. As melhores apostas para a culinária creole são a trilha Creole Crescent na área de New Orleans e a trilha Tammany Taste ao norte do Lago Pontchartrain. Para a culinária Cajun, experimente as rotas Bayou Bounty, Prairie Home Cooking e Seafood Sensation pela parte sul do estado. Capital Cravings, a trilha dentro e ao redor de Baton Rouge, é onde o creole e o cajun se encontram e se misturam maravilhosamente. Delta Delights e Red River Riches no norte da Louisiana mergulham em Cajun e Creole enquanto incorporam a culinária tradicional do sul com refeições caseiras ou iguarias regionais, como as tortas de carne Natchitoches.


Mais informações:

Para um turismo pessoalmente na região, conecte-se pelo Instagram: @only.in.louisiana

Ficha técnica dos vinhos californianos acesse: @californiadreamingbr

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page