O vinho orgânico é cultivado sem produtos químicos, os enólogos e responsáveis tendem a seguir em desenvolvimento autossustentável. Sempre respeitando o meio ambiente e colaborando com o processo de conscientização aos consumidores.
Já o biodinâmico, tem todo o procedimento do orgânico em conjunto com a filosofia antroposófica, projeto desenvolvido pelo austríaco Rudolf Steiner desde o ano 1924. O procedimento de vinificação é liderado de acordo com as fases da lua ou posição dos planetas. Tem a mínima interferência do homem.
O natural traz a cultura orgânica muitas vezes em conjunto com a biodinâmica e além disso os vinhos são elaborados com leveduras naturais ou indígenas. Os produtores buscam resgatar o que há de melhor no solo. Normalmente são vinhos que não passam em barricas, mais naturais possíveis, zero uso de Sulfito - Anidrido Sulforoso INS 220 - o conservante utilizado na maioria dos rótulos. Até o processo de clarificação, alguns enólogos pulam essa etapa, gerando vinhos mais turvos e com aromas mais rústicos.
Uma tendência em ascensão, inspirada nos defensores dos animais são os vinhos veganos, que além de todo o cuidado com o solo e meio ambiente, o vinho é produzido sem nenhum componente animal. Normalmente no processo de clarificação é utilizado para filtrar os resíduos produtos como albumina (presente na clara do ovo), gelatina (proteína animal) e a caseína (proteína do leite). Já os vinhos veganos encontram soluções vegetais e minerais para essa fase.
Esses tipos de vinhos citados, geralmente têm selos e certificados indicando nos rótulos cada tipo de procedimento. Devido ao sistema burocrático, nem todos os produtos importados tem autorização, porém muitos rótulos são considerados referência no mundo dos vinhos Naturebas.
Os agrotóxicos surgiram desde a Primeira Guerra Mundial, como um tipo de arma química na época, depois foi adaptado com dosagens menores para a ampliação das produções. Resumindo, percorrer pelo caminho dos “Orgânicos & Cias” é seguir pela evolução de uma forma mais segura, inteligente e melhor para o planeta. Escolha bem sua fonte!
Comments